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A era dos smartphones: quando o virtual se torna o principal ambiente

Atualizado: 22 de Nov de 2018


O desafio das marcas é entender o novo tom da comunicação e da forma de relacionamento com os clientes.

Uma pesquisa apresentada no início desse ano pela We are Social, em parceria com a Hootsuite, revelou que há cerca de quatro bilhões de pessoas usando internet no mundo. E que essa amplitude se deve, principalmente, ao uso dos smartphones. Este cenário é resultado da quantia expressiva de pessoas que compraram seu primeiro smartphone em 2017: mais de 200 milhões. Referente ao Brasil, cerca de 143 milhões acessam a internet via dispositivos móveis. Considerando que, durante a pesquisa, na época, a população atual era de 210 milhões, esse dado define que mais da metade da população está conectada.

Além de destacar que, em média, o brasileiro gasta mais de nove horas online diariamente.

Na evolução das tecnologias digitais, uma inovação inspira outra. Tudo está conectado e é compartilhado, desde fotos, experiências, artigos e pesquisas; tudo, em sua maioria, por meio do smartphone. Agora, por que estou frisando tanto esses dados? O objetivo principal desta era dos smartphones é conectar as pessoas e, consequentemente, marcas. Para as empresas, nada melhor do que usar algo que todos carregam no bolso para permitir que a marca se comunique de diferentes formas, nos mais diversos canais de comunicação.

Este cenário trouxe tecnologia capaz de auxiliar a rotina das pessoas, como os aplicativos de serviços bancários, delivery, transporte, redes sociais, entre várias opções que estão sempre na palma da mão. Acompanhar esta velocidade não é nada fácil. Além dos recursos financeiros, há uma mudança na postura corporativa.


Hoje, pensar em canais digitais para a estratégia de B2B e B2C é fundamental para ampliar o alcance no segmento específico. Investimentos de marketing digital estão aumentando no Brasil, 18 em cada 100 empresas nacionais apostam em mídia digital, segundo dados da Bain & Company. Países como Estados Unidos e Reino Unido possuem de 33% e 51%, respectivamente, de empresas com investimento no meio online.


A decisão de colocar uma marca na internet é do cliente e não mais da empresa, pois os clientes tornaram-se porta-vozes e receptores. O ponto é como se relacionar e como incluir em sua estratégia uma atuação eficaz de marketing digital, com métricas e monitorada diariamente.

No Grupo Acerte atuamos fortemente nas campanhas periódicas de marketing, tanto nas lojas quanto no ambiente digital. Foi preciso renovar o mindset, entendendo cada vez mais os clientes e o mercado. A comunicação do Grupo hoje é de forma “no-line”, ou seja, entregando boa experiência de marca tanto no online quanto no offline, conectando os pilares marca, serviços e clientes. Diariamente surge algo novo, como ferramentas, automações e inteligência artificial. Portanto, é preciso rever estratégias sempre, pois o futuro é hoje. A PWC (Pricewaterhousecopers) realizou uma pesquisa em que afirmou que mais de 75% dos brasileiros são influenciados a partir de anúncios digitais, mas que a experiência em lojas físicas ainda é muito relevante.


O desafio das marcas é entender o novo tom da comunicação e da forma de relacionamento com os clientes, solucionando problemas reais e sendo cada vez mais relevantes. Caso contrário, pode-se contar os minutos para estar fora do universo do seu cliente, pois tudo é seletivo – follow, unfollow, like, dislike e compartilhamentos.

Decisões em curto prazo e em tempo real: esta é a era dos smartphones.


Exemplo deste cenário e de novas soluções digitais é a nova franquia do Grupo Acerte lançada na ABF EXPO 2018, a Laundry 4 You - Lavanderia em Condomínios, que oferece gerenciamento 100% online para as lavanderias em condomínios, tanto para o morador quanto para o investidor. Nesse novo modelo de negócio não há necessidade de funcionários, pois tudo é gerenciado por meio de solução online. O morador, por exemplo, pode programar o uso da máquina de lavar, realizar o pagamento pelo e-commerce e, depois, via tecnologia RFID, ele libera a máquina para uso na lavanderia do seu condomínio, proporcionando segurança, praticidade e conforto quando o assunto é lavar as roupas.


É a inovação de um serviço rotineiro por meio da ferramenta exclusiva da marca, via smartphone. Trazer inovações quando a concorrência está cada vez mais acirrada é um desafio diário, pois os setores de expansão e marketing das empresas precisam acompanhar essa avalanche tecnológica e, assim, alinhar qual necessidade do cliente é possível suprir, buscando não somente o retorno financeiro, mas também a certeza de que está inserido na vida dos clientes de forma eficaz e solucionando um problema. *Danielle Denys é gerente de marketing do Grupo Acerte.

Fonte: Correio Popular News

Para ver a matéria original, clique aqui.

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